CAPA_135.jpg

A Unafisco Nacional participou, em 10 de abril, da Assembleia-Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em Brasília. A Unafisco foi representada pelo primeiro secretário Luiz Gonçalves Bomtempo. Na pauta, 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado e MP 805/2017, que acaba de perder a validade, entre outros assuntos.

Sobre a Conferência, cujo tema deste ano é As Carreiras Típicas de Estado e o Futuro da Democracia no Brasil, o Fonacate destacou que as inscrições foram prorrogadas até 11/4. No dia do evento (17 e 18/4) os interessados poderão se inscrever no local. Para mais informações, clique aqui.

Destaque. Foi com satisfação que a assembleia contou com a presença do deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF), presidente da comissão mista que analisou a MP 805/2017. O deputado, desde o início, posicionou-se contra a medida que adiava o reajuste dos servidores e aumentava a contribuição previdenciária de 11% para 14%. Segundo Rosso, “é também importante que todos vocês que vivem o serviço público se mantenham vigilantes (…) porque esse movimento, de alguns parlamentares, de ver os servidores públicos como privilegiados, ainda persiste.” Ele ainda colocou o seu gabinete à disposição do Fórum para futuras demandas relacionadas ao fortalecimento das carreiras de Estado.

Durante a reunião, as entidades integrantes do Fonacate traçaram um modelo de Carta de Princípios que será elaborada pelo Fórum para ser usada nas Eleições 2018. O intuito é obter o compromisso dos presidenciáveis em relação aos direitos dos servidores públicos.