brasilia.jpg

Os representantes regionais da Unafisco Nacional Ivaldo Helvio Pinto Rêgo (AL); Marilena Fonseca Fernandino (MG); Maria Aparecida Sousa Gomes Silva e Wilson Meira (estes dois últimos de Brasília/DF) marcaram presença, em 14/5, na Audiência Pública para discutir a valorização das carreiras típicas de Estado, na Câmara dos Deputados. O evento foi realizado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Casa, atendendo requerimento do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT/PE).

Condições de trabalho, nomeação de aprovados em concursos e meritocracia foram alguns dos assuntos abordados durante a audiência. O debate ainda colocou em pauta a importância de se criar a Lei Orgânica do Fisco (LOF). Outro tema que permeou a discussão foi a regulamentação da Convenção nº 151, da Organização Internacional do Trabalho, que prevê os princípios da liberdade sindical e o direito à negociação coletiva para servidores públicos nos três níveis de governo.

Também participaram da audiência o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz; o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Roberto Kuspki; os deputados Roberto Santiago (PSD/SP), que preside a CTASP; Policarpo (PT/DF) e Dr. Grilo (PSL/MG), entre outros.