imposto.jpg

Apesar de ser um dos homens mais ricos do planeta, o megainvestidor norte-americano, Warren Buffett, cuja fortuna ultrapassa os 50 bilhões de dólares, pede insistentemente aos congressistas dos EUA que aumentem os impostos para os milionários. A lógica de “quem ganha mais deve pagar mais imposto” também faz parte da campanha apoiada pela Unafisco Nacional Imposto Justo: essa ideia eu assino embaixo.

Ora, tal princípio é, inclusive, constitucional: o imposto deve ser graduado conforme a capacidade econômica de cada contribuinte. Mas parece que algo saiu dos trilhos. De acordo com informações do Sindifisco Nacional, quem ganhava até nove salários mínimos por mês, em 1996, era isento de Imposto de Renda. Agora, quem recebe dois mínimos e meio já paga imposto. Em contrapartida, os empresários que ganham mais do que os trabalhadores não pagam nada de imposto, porque a distribuição de lucros é isenta.

Para corrigir as irregularidades presentes na tabela do Imposto de Renda, a Unafisco Nacional divulga essa iniciativa popular da campanha Imposto Justo, ao lado do Sindifisco Nacional. O objetivo é alcançar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei que corrija a tabela do Imposto de Renda, acompanhando a evolução da renda anual dos trabalhadores.

Como participar. Clique aqui para assinar em favor da correção da tabela do IR.  Até o momento, foram coletadas 5.516 assinaturas.