07012020_DF.jpg

A Unafisco Nacional participou de uma série de reuniões nas unidades da Receita Federal em Brasília/DF para discutir a questão do projeto-piloto de ponto eletrônico. Os encontros, promovidos pelo Sindifisco Nacional, ocorreram nos dias 2 e 3 de janeiro na Superintendência, DRF, DRJ, Cofis, Copei, Coger, Copes, Cocaj, Audit e Asain. Pela Unafisco, estiveram presentes o secretário-geral, Auditor Fiscal Luiz Gonçalves Bomtempo; o diretor de Convênios e Serviços, Auditor Fiscal Carlos Alberto Ramos G. Pacheco; e o conselheiro de gestão, Auditor Fiscal Roberto Machado Bueno.

Nas reuniões, que tiveram participação de aproximadamente cem Auditores Fiscais, foi ressaltada que a implementação do sistema de ponto eletrônico é absurda, pois enfraquece e desvaloriza a Classe, sendo necessário um posicionamento firme contra essa medida. A orientação é para que os Auditores Fiscais ignorem o sistema quando for implantado, considerando que já há formas para comprovar que o trabalho está sendo realizado, independentemente dos registros de chegada e saída.

Na ocasião, o presidente do Sindifisco, Auditor Fiscal Kleber Cabral, exemplificou que a “desobediência coletiva” já rendeu resultados positivos, lembrando que há cerca de dez anos, em São Paulo, a administração impôs a utilização de crachá para acessar os prédios da Receita, recusando a carteira funcional. A medida foi revertida após os Auditores Fiscais se unirem e ficarem mais de uma semana no saguão do prédio, sem passar pelas catracas.

Vídeo da Unafisco. Em apoio à proposta de desobediência coletiva ao ponto eletrônico, a Unafisco Nacional ainda lançou um vídeo reforçando a importância da adesão dos Auditores Fiscais de Brasília. Nele, o presidente da entidade, Auditor Fiscal Mauro Silva, afirma que o ponto eletrônico é incompatível com as atividades de cunho intelectual exercidas pela Classe, sendo este um momento de mostrar a força do coletivo, com uma atuação unida e coesa de todos os Auditores Fiscais. Clique aqui para assistir ao vídeo.

 

 

Com informações do Sindifisco Nacional