FONACATE_REUNIAO.jpg

A Unafisco Nacional, representada pelo secretário-geral Luiz Gonçalves Bomtempo, participou de reunião do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizada em 4/6, na capital federal. A pauta do encontro foi a discussão de um plano de ação em relação à Reforma da Previdência (PEC 6/2019), combatendo os malefícios do texto atual do projeto.

O Fonacate protocolou, em 28/5, junto à Comissão Especial que analisa a Reforma, o pacote com dez emendas sobre pontos como a desconstitucionalização das regras previdenciárias, idade mínima, regras de transição, pensão por morte e alíquotas de contribuição dos servidores públicos. A Unafisco participou ativamente da elaboração dessas sugestões, inclusive com boa contribuição na redação da justificativa da emenda número 8 sobre alíquotas.

O consenso das entidades do Fonacate é que o trabalho parlamentar deve seguir firme em sensibilizar deputados e senadores para que estes não aprovem propostas que prejudicam os servidores. Também foi discutida uma intensificação nas ações de comunicação contra o atual texto da Reforma da Previdência, com foco não só nos servidores, mas para a sociedade de um modo geral.

Entre as ações para expor problemas e alternativas para a Reforma, o Fonacate promoverá, em parceria com o portal Metrópoles, um debate sobre o tema com a participação de especialistas. O evento está marcado para 27 de junho.

 

Com informações do Sindifisco Nacional.