2163.jpg

Dizem que filho de peixe, peixinho é. Se a regra não é geral, certamente carrega em si alguma verdade sobre a imensa responsabilidade do homem. Olhe bem, lá está o pai com a camisa do time preferido. O garoto, no alto de seus oito anos, com todo o orgulho do mundo, exibe no peito o mesmo brasão de futebol. Não é assim?

Da mesma forma, o gosto musical da menina é fortemente influenciado pelo pai. Se ela cresce ouvindo música clássica, terá mais chance de ser fã de Mozart, por exemplo. Ou, se o pai é beatlemaníaco, a adolescente poderá cair naquela tecla de escolher qual beatle é o mais bonito, em pleno ano de 2012.

Talvez o pai nem saiba. Mas assim como um filme fotográfico é sensibilizado pela luz, a alma do filho é marcada pelo pai. É assim — e sempre será. O genitor, ao lado da genitora, é o referencial dos referenciais para o filho, no sentido de que servirá de medida inicial para a compreensão de todas as regras do jogo humano.

Neste Dia dos Pais, a ser comemorado em 12 de agosto, a Unafisco Associação Nacional faz votos para que os pais desempenhem seu papel da melhor forma possível, sendo exemplos de vida em toda a jornada. Até porque os pais possuem uma força que jamais se extinguirá, aos olhos do filho.


Leia também:

Meu querido, meu velho.