2004.jpg
Em mais uma demonstração de força e unidade, os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil deram um recado bem claro ao governo, no Dia Nacional de Mobilização e Advertência (9/5): a negociação salarial tem de avançar.  Em SP, a mensagem ao governo foi dada durante as concentrações organizadas pela Delegacia Sindical de São Paulo do Sindifisco Nacional (DS/SP), com o apoio da Unafisco Associação Nacional, que cedeu a tradicional Sede Social da entidade (Avenida Prestes Maia) e a Subsede Pacaembu (bem ao lado da Defis/SP), para os colegas se reunirem. A Unafisco também contribuiu com cafés da manhã e disponibilizou funcionários para apoiar as ações.  O presidente da Unafisco Associação Nacional, Paulo Fernandes Bouças, por entender que o movimento reivindicatório passa por um momento crucial, afirmou que “Unafisco auxiliará financeiramente, se for necessário.” Além dos encontros, nas duas sedes sociais da Unafisco, houve também concentração no prédio da Defis/SP e no edifício-sede do MF/SP.

MF/SP

No edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo, o presidente Paulo Bouças reafirmou que a Unafisco está apoiando as ações do Sindifisco Nacional durante toda a Campanha Salarial. “Estamos ao lado do sindicato para defender e lutar pelos interesses dos Auditores Fiscais”, disse Bouças. O presidente da Unafisco também ressaltou que a demora do governo, para a recomposição salarial da categoria, não se justifica, pois os recursos existem. Como exemplo, citou a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que derrubou uma liminar obtida pela Vale que suspendia uma autuação fiscal de R$ 24 bilhões. Em outras palavras, esse montante, que se refere ao não pagamento de impostos, pode ser cobrado pela União. De acordo com o presidente DS/SP, Rubens Nakano, a mobilização destaca a importância da união das carreiras típicas de Estado e “mostra que o movimento não é apenas para a defesa dos nossos direitos, mas, sobretudo, para o fortalecimento do Estado brasileiro.” Outras 17 entidades representativas de servidores públicos federais também participaram do Dia Nacional de Mobilização.

Na oportunidade, os representantes das entidades entregaram ao superintendente regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF, José Guilherme Antunes de Vasconcelos, o abaixo-assinado pela recomposição salarial dos Auditores Fiscais da RFB. O administrador se comprometeu a entregar o documento em mão para o secretário da RFB, Auditor Fiscal Carlos Alberto Freitas Barreto. Antes, porém, o superintendente afirmou que enviaria o abaixo-assinado por fax ao secretário da RFB, ainda em 9/5.

Também estiveram presentes o diretor de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões da Unafisco, José Carlos Nogueira Ribeiro; os diretores da DS/SP, Agostinho José Alves (Defesa Profissional e Estudos Técnicos) e Roberto Laur (Aposentadoria e Pensões); o secretário sindical em São Paulo do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação, Anésio Evangelista de Oliveira; o diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central/Regional São Paulo, Paulo Lino Gonçalves; e o diretor regional em São Paulo da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Alexandre Bernard Andrea, entre outros.

Defis/SP

Na Defis/SP, a reunião contou com a presença de, aproximadamente, 80 Auditores Fiscais, entre eles o diretor de Finanças e Contabilidade da Unafisco Associação Nacional, Narayan de Souza Duque, e o membro do Conselho Fiscal da Unafisco Associação Nacional, Jorge do Carmo Sant’Anna. Pela DS/SP, participaram o 1º vice-presidente, Osvaldo Garcia Martins e o diretor de Administração, Abrão José Kechfi.  Pela Administração, marcou presença o titular da Defis/SP, Roberto Kasai.

O vice da DS/SP, Osvaldo Martins, destacou que o mais importante para o avanço da Campanha Salarial é a união de todos os Auditores Fiscais. O diretor Abrão Kechfi disse que o governo federal deve saber que o aumento expressivo na arrecadação federal também foi devido ao trabalho dos Auditores Fiscais. “Estamos ‘dando o sangue’ em nossas atribuições. Por isso, esperamos esse reajuste.”

Após o café da manhã, Osvaldo Martins, acompanhado dos colegas Abrão e Narayan, entre outros, se reuniram com o titular da Defis/SP, Roberto Kasai, que assinou o abaixo-assinado pela recomposição salarial da Classe, endereçado à presidente da República, Dilma Rousseff.

Concentrações nas sedes sociais da Unafisco. No período da tarde, ocorreram as concentrações com happy hour nas sedes sociais da Unafisco (Prestes Maia e Subsede Pacaembu).