reuniao_3.jpg

Cinquenta e cinco representantes regionais e apoiadores da Unafisco Nacional, de várias partes do País, se reuniram com a Diretoria Nacional da entidade, em 13/12, no Novotel Jaraguá, em São Paulo/SP. A reunião trouxe informações sobre a atuação da entidade em várias frentes, além de orientações e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Mauro Silva, agradeceu a todos pelo empenho ao longo do ano em prol da Classe e para o fortalecimento da entidade. Mauro ressaltou a necessidade de reforçar o espírito de coletividade entre as várias gerações de Auditores. Entre outros fatores, isso foi possível ao promover a empatia por meio do convívio. Neste sentido, os eventos realizados pela entidade em várias regiões do País têm um papel muito importante.

Iniciativas administrativas como a implementação do teletrabalho e a instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC), entre outras, acabam criando “muros artificiais” e separando a Classe. Essa questão tem sido levantada frequentemente pela Unafisco nas reuniões com a administração da Receita Federal, a fim de minimizar os efeitos negativos desses “muros”.

O presidente da Unafisco ainda comentou que a entidade tem utilizado cada vez mais as novas tecnologias para estar em contato com os associados, desde redes sociais, como Facebook e Twitter, até aplicativos de comunicação como o WhatsApp e o Microsoft Teams. Sendo assim, ele orientou os representantes a estarem presentes nesses meios e que participem nos canais da Unafisco, tanto para se manterem próximos da entidade quanto para orientar os associados das respectivas regiões a fazerem o mesmo.

Mauro ainda falou das estratégias jurídicas da Unafisco em favor dos associados, sobretudo a respeito da Reforma da Previdência. A entidade irá focar primeiramente na alíquota da contribuição previdenciária, pensão por morte e forma de cálculo da aposentadoria, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) e ingressando como amicus curiae em ações relevantes de outras entidades. A Unafisco também está em contato com pareceristas para analisar pontos da Reforma, como o já anunciado jurista Ingo Sarlet.

Por sua vez, o primeiro vice-presidente da Unafisco, Auditor Fiscal Amilton Paulo Lemos, deu orientações gerais aos representantes sobre procedimentos para realização de eventos em cada localidade. O segundo vice-presidente, Auditor Fiscal Marco Aurélio B. de Azevedo, em sua fala, esclareceu aos representantes como eles podem ajudar a manter o cadastro de associados da Unafisco atualizado, para facilitar o contato com os ativos, aposentados e pensionistas.

Atualização cadastral também foi um tema reforçado pelo diretor de Coordenação das Representações Regionais, Representantes Estaduais e Locais, Auditor Fiscal Sergio Santiago da Rosa; e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Auditor Fiscal Carlos Rafael da Silva.

Já o diretor de Convênios e Serviços, Auditor Fiscal Carlos Alberto Ramos G. Pacheco, falou um pouco sobre os convênios e parcerias firmados pela Unafisco, com destaque para o plano de saúde da Unimed, as empresas de telefonia Vivo e TIM, concessionárias e montadoras, seguros patrimoniais, seguro de vida e a agência de viagens CVC.

Presenças. Participaram da reunião também a diretora de Administração, Auditora Fiscal Ivone Marques Monte; o diretor de Comunicação Social, Auditor Fiscal Alcebíades Ferreira Filho; a diretora de Eventos Associativos, Recreativos e Culturais, Auditora Fiscal Nélia Cruvinel Resende; o conselheiro de gestão, Auditor Fiscal Eduardo Artur Neves Moreira; e o conselheiro de gestão suplente, Auditor Fiscal Hugo de Oliveira.