raimundo_potiguara.jpg

No mês passado (7/9) faleceu o representante da Unafisco Nacional no Maranhão, Raimundo Potiguara Alves, aos 89 anos de idade. Chamado de Poty pelos amigos, o Auditor Fiscal cearense, que residia em São Luís desde 1973, era uma pessoa de bem com a vida. “A cada palavra, um sorriso, a satisfação em compartilhar a vida, as histórias, o cotidiano”, recordou Reinaldo Brito da Silva, também representante da Unafisco no Estado.

Para a diretora de Eventos Associativos, Recreativos e Culturais da Unafisco Nacional, Nélia Cruvinel Resende, além de amigo de longa data, Poty foi uma grande liderança no Maranhão e “um companheiro de primeira hora [na Unafisco]. Vai fazer muita falta velho amigo.”

Raimundo ainda se destacava pela atuação em defesa dos interesses da Classe. Ele contribuiu para a implantação da Delegacia Sindical em São Luís do então Unafisco Sindical. Nesta mesma DS, ocupou as funções de presidente, vice-presidente e diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, nos anos 2000.

Em 2008, o colega foi empossado como representante da Unafisco no Maranhão. A partir daí, não media esforços para trazer mais Auditores Fiscais para o quadro associativo da entidade e atender às demandas dos associados da região. “Ele era a referência da Unafisco para os colegas”, disse a representante da Unafisco na localidade, Maria Benedita Jansen Saraiva.

Carreira. Segundo o representante Reinaldo Brito, Raimundo Potiguara Alves ingressou no Ministério da Fazenda como Exator Federal em 1966, função que ocupou até 1969. Nos anos de 1970 foi Controlador da Arrecadação Federal. Ele se aposentou em 1992.

De acordo com Reinaldo, o colega Raimundo exerceu cargos de chefia na Divisão de Arrecadação (Divar) da Delegacia da Receita Federal em São Luís, no Núcleo da Escola de Administração Fazendária no Maranhão e na direção administrativa da Assefaz/MA.

Tantas passagens belas e memoráveis fazem a saudade de Poty aumentar ainda mais. Que o exemplo de sua vida atravesse gerações de Auditores Fiscais da RFB.