08122016-mosap.jpg

A Unafisco Nacional, representada pelo secretário-geral Eduardo Artur Neves Moreira, participou da reunião de diretoria do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), realizada no dia 7/12, em Brasília. Moreira ocupa a função de diretor de Assuntos Parlamentares do Mosap.

Os presentes fizeram um balanço sobre a audiência com a assessoria do ministro-chefe da Casa Civil, ocorrida em 23/11, para falar a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, que visa a extinguir a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas; e também trataram sobre a reforma da previdência.

Segundo Moreira, a diretoria do Mosap deliberou pela elaboração de uma nota, a ser entregue aos parlamentares, com críticas a pontos da proposta de reforma previdenciária, como a fixação de idade mínima para aposentadoria, possível aumento da alíquota da contribuição e quebra de paridade entre aposentados e pensionistas.

Ainda de acordo com Moreira, na ocasião, foi bastante criticada a retirada de policiais militares, bombeiros e parlamentares da proposta. O secretário-geral da Unafisco disse que, na nota, será ainda exigido tratamento isonômico para todos os abrangidos pela previdência social.  

Moreira sugeriu que houvesse um novo encontro com a Casa Civil e que os pleitos fossem também levados aos líderes parlamentares e, principalmente, aos líderes do governo e do PMDB, uma vez que a proposta de reforma da previdência já está em tramitação na Câmara.