CLIPPING_FONACATE_7.jpg

“Você tem altos salários, estabilidade. Você vive em Brasília, é outro planeta. É Versalhes”.

“Tem que passar nessa peneira, tem que ser avaliado para não ficar com essa imagem que o serviço público fica, de que o cara que não quer nada porque tem estabilidade no emprego”.

As duas frases que iniciam essa notícia foram ditas nos últimos meses, pela mesma pessoa: o ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes. O alvo de ambas as falas são os servidores públicos brasileiros.

Diante de uma série de discursos oficiais em que a tônica é a redução e a precarização da atuação dos servidores, o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) vai realizar, em todo o Brasil, uma mobilização no dia de 18 de março, como um grito de defesa ao serviço público.

A Unafisco Nacional vai apoiar e participar desse movimento e convida a todos os Auditores Fiscais a integrarem a luta contra a destruição do serviço público no país.

Como destaca o comunicado do Fonacate, que é uma associação civil que integra as entidades representativas de carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado, a mobilização é fundamental para que os servidores expressem uma reação conjunta.

Dentre as mudanças em pauta pelo governo estão O Plano Mais Brasil, formado pelas PECs Emergencial (186/2019), da Revisão dos Fundos (187/2019) e a do Pacto Federativo (188/2019), que, dentre outros pontos, propõem a redução de até 25% da jornada do servidor, com corte proporcional dos vencimentos; e a reforma administrativa, que o governo pretende entregar ao Congresso Nacional na retomada do ano legislativo, têm deixado os servidores apreensivos com o futuro do serviço público.

Na visão do presidente da Unafisco Nacional,  Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Mauro Silva, a mobilização dos Auditores é necessária. “Sem reação, as perdas com a reforma administrativa serão enormes: redução de salário, congelamento de progressões, perda de atribuições, aprofundamento do enfraquecimento do órgão”, ressalta.

Em breve mais informações sobre o dia 18/3
Nos próximos dias, serão publicadas mais informações sobre os eventos que devem marcar a ação prevista para a data. Na próxima terça-feira (11), o presidente da Unafisco Nacional estará presente na Assembleia Mensal do Fonacate, onde as ações serão detalhadas e definidas.

Enquanto isso, anote na agenda: quarta-feira, 18 de março, dia de mobilização em defesa do serviço público. “O momento é grave e precisamos reagir”, conclui Silva.