2502_capa_den.jpg

A Unafisco Nacional participou da cerimônia de posse da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindifisco Nacional e dos membros do Conselho Fiscal Nacional (CFN) para o triênio 2016–2018. O evento ocorreu em Brasília no dia 23 de fevereiro.

O presidente da Unafisco Nacional, Amilton Paulo Lemos, compôs a frente de honra, ao lado do presidente eleito da DEN, Cláudio Damasceno;  do secretário da RFB, Auditor Fiscal Jorge Rachid; do ministro interino chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) Auditor Fiscal Carlos Higino; e do deputado Gilberto Nascimento (PSC/SP), que representou a presidência da Câmara dos Deputados, entre outros.

Cláudio Damasceno destacou que as operações Lava Jato, Zelotes e Acrônimo colocam em relevo as fiscalizações e ações de inteligência dos Auditores Fiscais da Receita Federal. “Essas operações atestam, inequivocamente, o quanto é importante uma Lei Orgânica que garanta recursos prioritários para a Receita Federal e que estabeleça instrumentos eficazes para garantir a segurança para o exercício das atribuições pelas autoridades tributárias – os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.”

Sobre a Campanha Salarial, Damasceno disse que “os Auditores Fiscais, responsáveis pela fiscalização, arrecadação, combate à sonegação e à corrupção, estão desmotivados com a desvalorização do cargo e com enfraquecimento da Receita Federal. Fato é que os Auditores ocupam hoje a 27ª colocação no ranking remuneratório com os fiscos estaduais e o Distrito Federal. Isso por si só já seria o suficiente para justificar o movimento salarial da Classe.”

O deputado Gilberto Nascimento (PSC/SP), autor da PEC 102/15, disse que “se outros órgãos deram sequência a trabalhos que culminaram nas grandes operações é porque foram feitos levantamentos na Receita Federal.”

Rachid, por sua vez, afirmou que “os momentos pelos quais estamos passando são desafios, mas vamos superar e notícias boas estão por vir, na segunda-feira a teremos”, se referindo à apresentação do Termo de Acordo a ser apresentado pelo Ministério do Planejamento na próxima segunda-feira (29/2).

Dois diretores da Unafisco, Luiz Henrique Behrens Franca (Assuntos Jurídicos) e Nélia Cruvinel Resende (Eventos Associativos, Recreativos e Culturais) fazem parte da nova DEN, ocupando os seguintes cargos, respectivamente: segundo vice-presidente e diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões.

Diretores da Unafisco. Pela Unafisco Nacional ainda marcaram presença Kleber Cabral (1º vice-presidente); Luiz Antonio Benedito (adjunto de Assuntos Jurídicos); Alcebíades Ferreira Filho (Comunicação Social); Ivaldo Helvio Pinto Rêgo (adjunto de Comunicação Social); José Aloísio Barroso Nunes (adjunto de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social); Tânia Regina Coutinho Lourenço (adjunta de Convênios e Serviços); Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo (Coordenação das Representações Regionais) e Wilson Meira (3º suplente).

Presenças. Entre outros, também estiveram presentes o assessor do Ministério do Planejamento Vladimir Nepomuceno; o prefeito de Casa Branca, Auditor Fiscal Ildebrando Zoldan; os senadores Douglas Cintra (PTB/PE) e Roberto Rocha (PSB/MA); e os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP); Arlindo Chinaglia (PT/SP), Chico Lopes (PCdoB/CE); Geovania de Sá (PSDB/SC); Mendonça Filho (DEM/PE); Ronaldo Benedet (PMDB/SC); e Ronaldo Nogueira (PTB/RS).

 

Com informações da DEN