09032016_Palestra.jpg

Os efeitos do envelhecimento na memória e como manter a saúde mental na terceira idade foram os assuntos da palestra Deu Branco: Como Manter a Memória Saudável, promovida pela Unafisco Nacional, em 8/3, na Sede Social da entidade, localizada na capital paulista. Cerca de 20 colegas compareceram à apresentação, ministrada pela gerontóloga Thaís Bento Lima da Silva, doutoranda pelo Departamento de Neurologia Cognitiva e Comportamental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Segundo a palestrante, a maior parte dos idosos encontra, em algum momento, dificuldades no que tange à memorização. Isso por causa de mudanças físicas que ocorrem no cérebro, entre outros fatores.

Mas como atenuar o esquecimento?  “Quando pensamos em saúde mental, manter uma vida ativa com estímulos cerebrais é uma das principais dicas”, afirma a palestrante. "Apesar de o cérebro não ser músculo, se não receber estímulos, ele atrofia.” É preciso buscar atividades que o exercitem para auxiliar na consolidação das sinapses (conexões entre neurônios). Nesse sentido, ler, tocar instrumento musical e jogar xadrez ajudam bem.

Outras dicas contra o esquecimento são escrever lembretes, checar o calendário para manter a noção do tempo, programar alarmes em horários específicos, estipular metas para o dia.

Atividades físicas também são importantes para a obtenção da memória saudável. “Com exercícios, o fluxo de sangue aumenta, há síntese de proteínas que promove o crescimento da rede neural.” Por isso, caminhadas e dança são exemplos que podem ser incorporados no cotidiano.

Cuidados com a nutrição promovem boa memória. Entre as substâncias indicadas estão a Colina, fonte de energias para cérebro, presente na gema de ovo, grãos e peixes; a Fisetina, que estimula a formação de novas conexões neuronais, encontrada em frutas como morango, pêssego, uva, kiwi, maçã e tomate; e a Fosfatidilserina, que propicia boa comunicação entre as células e o bom funcionamento cerebral, presente no feijão branco, carnes, fígado, coração de frango, atum, bacalhau, cenoura, batata e arroz integral.

A gerontóloga realizou ainda testes de memória com os convidados, como contar mentalmente quantas vezes determinada palavra aparece numa famosa música do cantor Roberto Carlos.

Após o fim da apresentação, os convidados puderam aproveitar para tirar dúvidas com a palestrante e se confraternizar durante um coffee break oferecido pala Associação.

Presenças. Participaram do evento as diretoras da Unafisco Nacional Massumi Takeishi (Finanças e Contabilidade), Edith Ascenção Pereira Benvindo (adjunta de Finanças e Contabilidade) e Icléa Camargo Lima (Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social).