A Unafisco Nacional segue atenta sobre as movimentações em torno da vacinação contra a Covid-19. Em um contexto recente de constantes recordes de óbitos e novas cepas do vírus sendo mais agressivas e afetando também os mais jovens, toda mobilização é importante. Como noticiado anteriormente, caso haja disponibilidade de doses, a entidade avalia aquisição de vacinas sem interferir, comprometer ou ocasionar qualquer empecilho ao pleno atendimento do programa governamental.

No momento, está em discussão no Congresso Nacional o PL 534/2021, de autoria do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM/MG), que prevê a aquisição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado, desde que elas sejam integralmente doadas ao SUS, para utilização no Programa Nacional de Imunizações até que todo grupo de risco seja imunizado. A PL 534 foi aprovada pelo Senado em 24/3 e seguiu para votação na Câmara dos Deputados.

A Unafisco reforça que, se for promulgada lei, atuará para colaborar com aquisição de doses, trabalhando assim para que vacinas cheguem mais rápido aos associados e familiares. A entidade salienta que a preocupação imediata da entidade é com o coletivo, de forma solidária, sendo os primeiros esforços destinados a grupos prioritários, em âmbito nacional.