A Receita Federal começou nesta quarta-feira uma ação conjunta entre as alfândegas de Itajaí e São Francisco do Sul. A operação Litoral Norte conta com apoio de helicóptero, lancha e equipes terrestres.

O objetivo é identificar embarcações não autorizadas ou estrangeiras que estejam irregulares no país, além de verificar transbordos clandestinos de mercadorias ou pessoas, rotas não autorizadas para caminhões de cargam e unidades de carga não declaradas em navios.

A ação também irá verificar a existência de unidades de cargas clandestinas em embarcações, bem como fazer a captura de imagens de terminais portuários nas duas alfândegas e identificar marinas e depósitos para futuras abordagens.

A Receita Federal explicou que a operação ocorre nesta quarta e quinta-feira com voos intercalados entre as unidades aduaneiras das duas cidades. Na manhã desta quarta, o helicóptero da Receita sobrevoa São Francisco do Sul e a tarde sairá do píer da Capitania dos Portos de Itajaí.

A operação faz parte das atividades de rotina do órgão com foco na apuração de navios e levantamento de informações para novas operações.