3_capa.jpg

A Unafisco Nacional marcou presença no seminário “O Papel das Carreiras de Estado na Reforma Política: transparência, controle social e combate à corrupção”, organizado em 7/8 pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), da qual a Unafisco faz parte. Em nome da Associação, a diretora de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social da Unafisco, Icléa Camargo Lima, participou do evento, que ocorreu no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados.

Na abertura do seminário, o presidente do Fórum Roberto Kupski apresentou propostas do Fonacate para modificar o sistema eleitoral do País, como voto facultativo, fidelidade partidária e financiamento de campanha.

Os painéis “Transparência, controle social e combate à corrupção” e “Instituições Públicas e Reforma Política” integraram a programação. Para falar sobre os assuntos estiveram presentes o secretário de Controle Interno da Presidência da República, Jerri Coelho; o cientista político e ex-coordenador de estudos sobre Estado e Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Roberto Pires; o jurista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Juarez Freitas; e o deputado federal João Dado (PDT/SP).

Houve ainda a palestra “Clientelismo no Brasil contemporâneo”, ministrada pelo professor de Ciência Política da Universidade da Califórnia em San Diego, Simeon Nichter; e pelo juiz de direito e membro do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Márlon Reis.

 

Leia também:

Assembleia Fonacate: Unafisco e demais entidades elaboram propostas para reforma política