A Receita Federal no Piauí recebeu até as 11h desta segunda-feira (18), um total de  23.254 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. No Brasil já são mais de 2.923.450 pessoas que prestaram contas ao Fisco.
 
De acordo com o delegado adjunto da Receita Federal em Teresina, João Batista Barros, o ritmo é o esperado, porém não é recomendado declarar no fim do prazo, que será dia 30 de abril.

“Estamos quase no fim de março e já temos mais de 20 mil declarações do Imposto de Renda no Piauí. Como estes números são atualizados a cada 10 segundos, cada vez mais contribuintes enviam suas declarações à Receita. Deixar o envio da declaração para última hora não é recomendado, pois o cidadão pode perder o prazo ficando sujeito a multa de R$ 165,74.”, destacou o delegado.

A Receita lembra quem tem imposto a pagar e optar pelo débito automático da quota única ou a partir da primeira quota, deve enviar a declaração até o dia 31 de março.

O contribuinte que quiser doar a um dos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e repassados à Receita Federal do Brasil, poderá fazê-lo até 30 de abril, com direito ao abatimento de 3% do total no IR ainda na Declaração atual.

Neste ano, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações, um recorde em relação aos anos anteriores. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, disponível no mesmo endereço.