fundadores-capa.jpg

Na semana passada (6/3), o presidente da Unafisco Nacional, Paulo Fernandes Bouças, teve o prazer de receber na Sede Administrativa da entidade, em São Paulo, três associados que fazem parte da história da Unafisco: Amaury Maciel; Lauro Yamashita e Walter Frate. Juntos, eles compartilharam como foram os primórdios da Associação.

Antes da criação da Secretaria da Receita Federal (20 de novembro de 1968), a administração fiscal era realizada pela Direção Geral da Fazenda Nacional, criada pelo decreto nº 24.036, de 26 de março de 1934. Nela, havia quatro grandes carreiras: Agentes Fiscais de Rendas Internas; Agentes Fiscais de Rendas Aduaneiras; Agentes Fiscais do Imposto de Renda e Exatores. Com o decreto lei nº 1.024, de 21 de outubro de 1969, as quatro carreiras foram transformadas na de Agente Fiscal dos Tributos Federais.

Para congregar a classe recém-criada, Amaury Maciel e outros colegas fundaram a antiga Unafisco Nacional, em 27 de fevereiro de 1970, com aprovação em Assembleia. Em abril do mesmo ano, nascia a Unafisco Seccional de São Paulo. Esta Seccional deu origem à Unafisco-Regional de São Paulo, em 1978. O colega Maciel presidiu a entidade paulista de 1970 a 1982.

Ainda sobre a antiga Unafisco Nacional: em 1978, ela passou a ter um estatuto com estrutura de Federação, composta por Unafisco Regionais e Unafisco Seccionais. Com a Constituição Federal de 1988, foi permitido que servidores públicos se agrupassem em sindicatos. Então se criou o Sindifisco. Naquele momento, a antiga Unafisco Nacional também representava a categoria. Da fusão dessas duas entidades (Sindifisco e Unafisco Nacional) formou-se o Unafisco Sindical, em 1995. A partir daí, as Regionais e Seccionais tiveram autonomia para decidir em Assembleia se iriam, ou não, aderir ao sindicato. A Unafisco-Regional de São Paulo, por exemplo, não foi incorporada pelo Unafisco Sindical.

Na Assembleia-Geral Extraordinária realizada em 28 de setembro de 2005, deliberou-se pela alteração do Estatuto da Unafisco-Regional de São Paulo, que passou, a partir de então, a ter representatividade e foro em todo o território nacional. Em Assembleia-Geral Extraordinária de 12/11 a 3/12/2009, foi aprovado um novo estatuto da Regional de São Paulo, no qual, entre outras mudanças, alterou-se a denominação da entidade, que passou a ser Unafisco — Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Segundo o presidente Paulo Bouças, colegas de várias regiões do País lhe disseram que “uma das coisas mais bonitas que a entidade fez foi manter o nome.” De fato, o atual estatuto da Unafisco, aprovado em Assembleia-Geral Extraordinária realizada de 11/10 a 9/11/2012, resgatou a antiga denominação da entidade, Unafisco Nacional, entre outras alterações.


Amaury Maciel (dir.) durante Assembleia de criação da Unafisco Nacional, em 1970

Amaury Maciel (dir.) durante Assembleia de criação da Unafisco Nacional, em 1970