vava.jpg

 

“A Unafisco é exemplo de entidade séria e nós precisamos de instituições assim em todos os âmbitos. Ela realmente trabalha para nós, os associados”, disse o associado Walter José Pereira, de 81 anos, outrora mais conhecido como Vavá.

Para a entidade, sempre é motivo de alegria receber elogios de seus associados. Ainda mais vindos de Vavá, um colega acostumado a conquistas, tanto na Receita Federal quanto no futebol profissional. Ele foi famoso ponta de lança do Clube Atlético Mineiro de 1949 a 1954. Participou da conquista de três campeonatos estaduais, sendo o artilheiro do time na disputa pelo título mineiro de 1952, marcando 16 gols.

O nosso herói esportista também destaca outros momentos nos gramados. Quando jogava num time de Araxá, fez três gols no lendário Kafunga (1914-1991), goleiro que defendeu o Galo por mais tempo e grande ídolo dele. Em 1950, com a camisa do Atlético/MG, foi à Europa apresentar o futebol brasileiro para equipes do continente.

Na RFB. Formado em Administração e Economia, Vavá prestou concurso para a Receita Federal do Brasil em 1960, sendo nomeado Escrivão de Coletoria Federal no ano seguinte. Entre os cargos que ocupou está o de chefe do Posto da Receita Federal do Brasil de Ouro Preto/MG, de 1965 a 1974. Ainda na década de 1970, fez parte do Conselho Consultivo de Planejamento Municipal de Ouro Preto. Entre outros projetos, participou do desenvolvimento do plano de urbanização da cidade, o que contribuiu para Ouro Preto receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O colega também foi delegado da RFB em Governador Valadares/MG, entre 1974 e 1988. Depois, se aposentou. Atualmente, Vavá ocupa a função de vice-presidente do Clube Atleticano de Memória; e se dedica a atividades associativas da União dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco/MG), onde é diretor adjunto de Finanças e Contabilidade. Agora você já sabe onde se encontra aquele que foi, no passado, um dos maiores craques do futebol mineiro, o nosso estimado colega Vavá.