Título: Receita Federal bate recorde ao localizar quase 3 t de cocaína no Porto de Santos, SP
Publicação: G1 Santos
Data: 22/12/2020

A Receita Federal bateu um recorde ao localizar quase 3 toneladas de cocaína durante ação de rotina realizada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (22). Segundo o órgão, essa foi a maior quantidade já encontrada de um só vez pelo Fisco no cais santista. Ao todo, foram localizados 2.932 kg da droga, escondidos em uma carga para exportação.

Conforme a Alfândega de Santos, a ação ocorreu na manhã desta terça-feira. A droga estava oculta em um carregamento de bobinas de alumínio, que tinha como destino Porto de Roterdã, na Holanda.

A carga foi selecionada para conferência após passar por escâner. O cão de faro da Receita Federal também participou da ação, e sinalizou que havia drogas no local indicado. Os agentes abriram a carga e localizaram a droga escondida no interior das bobinas.

A cocaína encontrada pela Receita foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e continuará com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Alfândega de Santos.

De acordo com a Receita Federal, esse é um novo recorde do órgão registrado no Porto de Santos. Até então, a maior quantidade de cocaína havia sido localizada no dia 8 de março de 2019, quando 1.776 kg da droga foram achados escondidos em uma carga de limões frescos, armazenados em caixas de papelão.

Em 2020, a Receita Federal encontrou mais de 20,5 toneladas de cocaína no Porto de Santos, somando 49 apreensões. Na maior parte dos casos, a droga foi localizada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa.