O estudo da Unafisco Nacional sobre privilégios tributários, publicado na Nota Técnica Nº 21 e divulgado no Privilegiômetro Tributário da entidade, foi citado durante live do canal Galãs Feios, que possui 580 mil inscritos. A transmissão foi feita em 25/10 e já foi assistida por mais de 69 mil pessoas. De acordo com a análise da Unafisco, até o fim de 2021 o Brasil, só na esfera federal, concederá R$ 315 bilhões em privilégios tributários, que uma espécie de benefício tributário para empresas concedido sem qualquer retorno ao País.

A discussão sobre privilégios tributários ganhou força novamente em meio à repercussão de manobras do governo para alterar o cálculo do teto de gastos públicos e criar uma folga orçamentária em 2022 para o Auxílio Brasil (que substitui o Bolsa Família), bem como de onde virão esses recursos. Neste contexto, durante a live do Galãs Feios, Helder Maldonado, um dos criadores do canal, comentou que, por meio dos privilégios, empresas estão deixando de pagar impostos que poderiam financiar os programas de auxílio à população. “Só de perdão de dívidas das empresas privadas daria para pagar seis vezes mais de auxílio emergencial.”

A menção ao estudo da Unafisco é mais um fruto do trabalho da entidade para ajudar a pautar o debate público sobre temas fundamentais, como a justiça fiscal, valorizando a expertise dos Auditores Fiscais. A relevância é evidente na imprensa e nas redes sociais. Recentemente, inclusive, o Privilegiômetro Tributário foi citado também em duas ocasiões pelo jornalista Reinaldo Azevedo: em sua coluna no portal UOL e no programa O É da Coisa, transmitido ao vivo pela rádio BandNews FM.

O Privilegiômetro Tributário da Unafisco foi destaque ainda em um episódio do programa Greg News, da HBO, apresentado por Gregorio Duvivier. O programa veiculado em junho deste ano está disponível no YouTube, onde conta com quase 1 milhão de visualizações. 

Assista abaixo ao momento em que a Unafisco é citada na live do Galãs Feios:

Leia também:

Jornalista Reinaldo Azevedo cita estudo da Unafisco Nacional para combater privilégios tributários